30 de jan. de 2009

O pilar da honra...

"Honra não está em morrer por um ideal, mas sim viver por ele, respeitando-o e sendo dele um espelho para os outros".

Honra, meus nobres amigos, não pode ser comprada, apenas ser cultivada e este cultivo se faz pelos nossos atos diários e por toda a nossa vida.
A reputação de sua honra sempre lhe precederá, podendo ou não lhe tornar bem quisto aos que estão ao seu redor.
Uma pessoa de honra inquestionável terá sempre sua palavra levada em consideração.

Transforma para ti a honra em um pilar, ele deve sustentar sua vida, regendo a como uma viga mestra rege construções.
Nossas vidas são compostas de muitos pilares, toma para ti o pilar da honra como algo de muita importância, ele lhe protegerá de calunias, intrigas e lhe trará aliados sinceros e opositores justos. Não há como evitar oposição a suas idéias, sempre lidará com isso, por isso o pilar da honra se faz necessário na medida que ele afasta opositores nefastos e inspira os opositores justos.

Fique atento para a "falsa honra" aquela que é apenas um disfarce do orgulho, ciúmes e injustiça. Ela sempre estará disposta a lhe acompanhar, não permita isso, afaste a sempre, pois ela não lhe trará bons frutos.

Sua honra sempre lhe servirá bem quando usada de forma sábia, será um escudo contra os que lhes forem injustos, será também sua fortaleza em tempos difíceis.
Honre sempre aqueles que lhe acompanham, e quando estes lhe faltarem com ela, não os critique, pois já estarão em débito muito grande com suas próprias reputações.

Busque sempre cultivar a honra em outros, muitos são os que não sabem o significado dela e utilizam se da "falsa honra" como parâmetro para suas vidas, porém não os encare como errados, equivocados ou pouco esclarecidos, tal fato pode ter origem em seu meio e sociedade.
Cultive em seus corações a honra plena, a honra que leva a justiça e a igualdade, que leva a sabedoria nos atos. Use do bom conselho, escute os mais e fale com clareza.

Vigie sua própria honra e analise suas escolhas, elas não estão livres de atos falhos e influências externas. Somente com a vigília de sua honra você estará preparado para enfrentar esses desafios.

A honra é um tesouro que não se mede, que não se passa. É um tesouro que prospera com o tempo se bem cultivado. Servirá de guia para suas futuras gerações. Não encare falhas de seu passado como motivos para não ter honra, ela começa hoje, no momento em que você decide cultiva lá, e lhes garanto que reparar seus erros passados é um bom início.

2 comentários:

  1. É difícil encontrar alguém tão honrado a ponto de se considerar assim. Porque é até fácil ser honrado pelos olhos dos outros, mas acho que a honra que realmente faz a diferença é aquela que temos dentro de nós. E o ser humano erra muito, e sabe disso. Por isso, quanto mais somos honrados pelos olhos alheios, mais culpados somos por dentro pela consciência dos nossos erros.

    Mas é um bom pensamento e um bom objetivo pra começar de novo. Vou pensar sobre isso, hehe.

    ResponderExcluir
  2. A busca pela honra não só é difícil por si só e o que você diz é coberto de razão, este é o pensamento que leva a Honra saber que sempre há uma melhor escolha a ser feita, mas é importante também analisar que erros são parte do caminho, mesmo os erros nefastos.
    A honra está em buscar melhorar, está em imbuir se de esperança e buscar a justiça em seus julgamentos.
    Obrigado.

    ResponderExcluir