24 de jan. de 2009

Da paciência e seus frutos...

"A paciência é a chave da alegria; a precipitação, a do arrependimento."

Cultivar a paciência é fundamental para trilhar qualquer caminho.
Existe uma definição muito boa sobre ela na wikipedia, que é:

"Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido , capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais."

Talvez seja essa a síntese mais completa sobre a virtude da paciência, principalmente quando aborda as características relacionadas a tolerância a falhas e a observação de características que nomeamos "educação" e "humanizado".

A pratica da paciência leva a ausência da exitação, existem momentos em que somos forçados a exitar seja por questões de sobrevivência ou mudanças de rumo e é a paciência nosso melhor guia.
Ela é nossa maior disciplina, a base de qualquer estudante que deseja entender em profundidade o que observa.

Cultive a paciência em seu coração e entenderá que cada passo é uma rotina a ser seguida para alcançar o que desejas, que cada movimento deve estar livre de exitação, cada prece deve ser orada sem pressa e cada meditação deve ser realizada sem preocupações.

Forje sua paciência um pouco dia a dia, faça deste um hábito cotidiano.
Lembre se que uma árvore só dá frutos quando está desenvolvida e seus frutos só aparecem nas épocas certas para aparecerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário