23 de jan. de 2009

Da busca pessoal...

"Por muitos momentos a busca pessoal é solitária. Saiba distinguir a solidão opcional do exílio imposto por suas ações”.

A busca pela elucidação é algo constante e perene.
Para um Jediista, a busca não necessariamente deve ser solitária, em muitos momentos a sabedoria de outros se faz necessária.
Em um ato natural buscamos nos isolar, principalmente frente ao atual momento caótico de nossa sociedade, não encare esse isolamento como solução, e sim como ferramenta.
Ele se faz necessário à medida que não conseguimos concentração para nortear nossos passos, mas isolar se é também abdicar de seu papel fundamental como pessoa que é auxiliar aqueles que necessitam.
A busca por suas metas e por esclarecimento deve ser acompanhada sempre de perto pelo código Jedi, e não só por ele, crie seu próprio código de conduta baseado naquilo que você entende por verdade e necessidade.
Citando um provérbio indígena “Não encontrarás a verdade que necessita sendo proferida pela boca de nenhum homem, ela anda junto a ti, abita seu seio e dorme tranqüila e plácida dentro de você. Olhe ao seu redor, busque em si e no mundo a verdade que precisa para caminhar confiante de que está em seu caminho".
Portanto não creio que nenhum código se aplique de forma única a todas as pessoas e realidades.
Use a síntese do código jedi para nortear seu código, utilize se de outras influencias que julgar importantes.
Bushido, código canônico, código de cavalaria, juramento Arthuriano... Existem muitos códigos que podem lhe servir de base para o seu código pessoal.
Apenas lembre se de se comprometer com ele, não busque algo que seja impossível de ser mantido, busque apenas aquilo que possa lhe servir de um princípio de conduta.
Atualize o sempre que achar que algo precisa ser melhorado, busque por essa melhoria e escute outras pessoas.
Um bom ouvinte aprende rápido que a sabedoria deve acompanhar suas palavras sempre para evitar julgamentos errôneos a seu respeito.

Sua busca sempre irá se renovar, não hesite em recomeçar sua busca, ela é a base de sua evolução.

Um comentário: