23 de out. de 2011

O pilar da sabedoria.

"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias." Lao-Tsé.

O segundo pilar que apresento é o da sabedoria. Aqui nestas linhas não falaremos de inteligência ou esperteza e sim da sabedoria prática, aquela que devemos nutrir com a finalidade de agir corretamente.
O pilar da sabedoria para um Jedi não é o caminho para o orgulho, e sim o caminho para a humildade.

A sabedoria que buscas não irá iluminar a si ou lhe indicar o caminho a seguir, vai sim motiva lo a continuar.
Quando a Fé lhe faltar ou quando todos os obstáculos parecem intransponíveis usa a!
Confia no teu julgamento seguindo sempre os princípos da vida, do amor e da humanidade.

A sabedoria ques buscas virá da observação, escuta a todos e fale somente aqueles que precisam ouvir e nunca, nunca, julgue que a sua opinião é única.

Frequentemente nossos corações serão desertos de sentimentos, veremo nos caminhar para encastelar nos, protejendo nos, pensando que assim evitaremos que sejamos feridos, não há sabedoria em se fechar ao mundo assim como não há sabedoria em desperdiçar seu tempo com sentimentos amargos.

Sábio é aquele que aprendeu a andar só e vigilante, mas sem se afastar dos seus, pronto para agir quando necessário e pronto para permitir que aprensa sempre com seus próprios erros.
Errar não significa que sua sabedoria falhou e sim que essa é a portunidade para se reavaliar, não tema em errar, tema não fazer.

Tenha fé em você e nas suas decisões, afaste as dúvidas que vier a ter usando sua fé na Força, em você e na sua sabedoria. Use sempre o máximo do que aprendeu, molde seu conhecimento e separe oque pode ser útil do que definitivamente não pode ser.

Deixe aque a sabedoria lhe guie, provavelmente estará no caminho certo, e quando não estiver ela lhe servira de escudo e alerta. Use a sempre que precisar.

Um comentário:

  1. parabens pelo blog. fiquei feliz de encotrar um blog com filosofias jedi. também sou estudante da doutrina kardecista e me identifiquei com as palavras

    ResponderExcluir