13 de out de 2011

O lado Negro.

"You're the mystical old bard
on your journey through the dark" Trecho de Jouney Through the dark - Blind Guardian.

Entender a nossa dualidade, bem e mal, é extremamente necessário.
Não só para que possamos entender o nosso mundo mas também para que possamos prever o comportamento humano.

Os conceitos de bem e mal são complexos, como diz o velho chavão " de boas intenções o inferno esta cheio". Como conceituar o mal para quem o desconhece ou o bem para quem só conhece o mal? Como compreender bem e mal sem observa-los?

Bem e mal são conceitos abstratos baseados em nossas convenções culturais, para saxões do início da idade média matar e destruir era um direito, para os romanos paz estava ligada a expansão de suas fronteiras a base da conquista e por muitas vezes usando o estupro como uma arma moral. Dentro de ambas as sociedades tais práticas não eram imorais ou maléficas e sim apenas uma "política".

Estabelecer os conceitos de bem e mal é o princípio para um Jedi, é seu pilar mais fundamental, ele sempre será guiado inicialmente pelos conceitos sociais mais próximos a nós porém é nosso dever deixar que nosso horizonte jamais seja restrito por preconceitos inerentes aos nossos conceitos culturais...

Para alguns grupos religiosos certos aspectos em relação a opções sexuais são consideradas "más" ou fruto de forças malígnas, porém isso não é verdade... muçulmanos e cristãos mórmons são adeptos da poligamia, para muitos isso é considerado imoral porém culturalmente dentro dos padrões de normalidade para esses dois grupos.

Só podemos compreender aquilo que observamos sem pré conceber conceitos de bem e mal, nossa jornada através do lado Negro é fundamental para nos compreendermos, conhecer nosso inimigo interno é preparar se para jamais temer inimigos externos.
Só nos conhecemos de verdade quando encaramos o abismo que há em nossas almas e compreendemos que no fim somos animais, sem distinção de lobos ou cavalos, somos maquinas biológicas com rotinas pré definidas para sustentarmos nossas vidas, porém, somos dotados de consciência... analise sua vida, encare o que você compreende que tenha feito de bem ou mal para seus semelhantes e esteja disposto a se perdoar... pois só neste momento estará apto a ser um ser humano melhor...

Para muitos, somos feitos a imagem e semelhança de Deus, só encarando esta verdade podemos compreender que somos realmente responsáveis pelo que fazemos, no fim, para os que acreditam, somos as mãos, olhos e ouvidos de Deus.

O lado negro, a escuridão de nossas almas, serve a um único propósito... forja mo nos para o próximo dia, enfrente-a e não a culpe pelos seus erros... olhe diretamente para o abismo e desafie o a ser melhor que você.

Que a Força acompanhe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário