16 de dez. de 2015

Dualidade.

"Cada escolha leva a um novo caminho, cada paço molda a jornada"


A natureza dualista da Força é sempre comentada na saga de Star Wars.
Ela parte de um princípio muito comum em filosofias orientais de que Bem e Mal são perspectivas e não verdades absolutas.
Tal dualidade é muito expressiva no Taoismo e no Zen Budismo.
Porém a questão dualista relacionada a Força abrange princípios maiores do que as questões morais e avança sobre o campo espiritual, principalmente nas correlações entre as doutrinas Jedi e Sith,
Ambos os sistemas doutrinários estabelecem profunda relação com a Força, sendo os Jedi adeptos de uma realidade mais metafísica e os Sith de uma realidade mais concreta quanto a exploração da Força.
Sim, o termo que usei "explorar" é perfeitamente cabível aqui. Pode soar muito estranho mas vamos analisar.
Enquanto o cânone Jedi usa a força como um aspecto puramente divino, um caminho espiritual a ser trilhado em busca de uma "imortalidade imaterial", os Sith se atem ao aspecto mais concreto, o poder que flui pela Força e sua utilização para a supremacia.
Aqui reside nosso maior desafio, não são os aspectos inerentes ao dualismo e sim a natureza humana.
Quando escolhemos um caminho por muitas vezes o escolhemos no ímpeto, sem analisarmos seus desdobramentos e principalmente sem pensarmos em sua continuidade.
É fácil encararmos o mundo que nos cerca com conjuntos morais específicos e que, em muitos casos, petrificamos para tornar nossa tarefa mais conveniente.
A grande questão moral do caminho Jediísta sempre foi a violência, ela é claramente uma característica que leva ao lado negro da Força pelo simples fato de exercer poder sobre terceiros ou, em último caso, cercear a vida de outros.
Os dilemas dualistas sempre estarão presentes em nossas vidas, cabe a nós escolhermos como compreender a natureza de quem somos, o que somos e porque vivemos. 
Escolhas são sempre necessárias, quase todas as suas decisões vão levar em consideração algum aspecto da natureza dualista do universo, quase todos os dias você enfrentará questões que irão aos poucos moldar a sua forma de enxergar o mundo.
Independente de como decidimos viver nossa natureza é dualista e sempre seremos convidados a experimentar decisões cada vez mais difíceis com relação a outros seres humanos.
Minha dica é que evitemos os caminhos fáceis e tentemos sempre afastar certos sentimentos de nossos corações.
Inveja, egoísmo, orgulho, vaidade e principalmente desprezo são os caminhos mais curtos para uma vida de afastamento e negatividade. Evite cultivar tais sentimentos e principalmente evite os colocar em evidência em suas decisões diárias... 
Busque pensar com carinho, refletir com paciência, olhar com respeito...
Tente sorrir sempre que possível, tome decisões em momentos de paz e jamais deixe se levar pela aparência, dificilmente alguém é somente o que seu olhos são capazes de ver.
Tente sentir mais do que ver, fale menos e escute mais, use o tempo a seu favor e nunca avalie antes de chegar a uma conclusão da real necessidade dessa ou daquela escolha.
Lembre se, nosso mundo é dualista, vivemos entre uma realidade concreta e outra abstrata, entre o físico e o espiritual... não se apegue a nenhum dos dois e trilhe seu caminho buscando viver em harmonia e paz consigo mesmo.   





3 comentários: